Como anunciar no Facebook – Ideal para Iniciantes

Como anunciar no Facebook – Ideal para Iniciantes

by Gabriel de Almeida novembro 22, 2017

Como anunciar no Facebook? Maior e mais importante rede social do mundo, com mais de um bilhão de usuários, o Facebook há muito tempo deixou de ser um espaço para encontrar os amigos e discutir coisas cotidianas para se tornar uma excelente ferramenta de negócios.

Para isso, muitos empreendedores digitais saem em busca de informações de como anunciar no Facebook. E, na ânsia de atingir um maior número de pessoas, alguns pagam para aumentar esse alcance, o que na rede social é conhecido como impulsionamento.

Mas, afinal, como anunciar no Facebook? Preciso sempre pagar por um anúncio ou posso simplesmente publicá-lo de graça? Os resultados serão os mesmos? As dúvidas são muitas, mas com nosso passo a passo você verá que anunciar no Facebook é simples e eficaz.

Como Anunciar no Facebook

Afinal como anunciar no Facebook?

 

Crie sua página no Facebook

 

Para anunciar no Facebook é preciso, antes de tudo, que a empresa possua uma página na rede social. Se sua loja ainda não tem um perfil na rede social, trate de criá-la imediatamente.

É importante esclarecer que a página é diferente do perfil no Facebook. Ao criar uma página, você compartilha informações, promoções e novidades de sua empresa, por exemplo, mas não consegue fazer “amizades”, por exemplo.

Essas páginas sejam elas de pessoas, empresas ou serviços, possuem seguidores, que interagem com seu conteúdo, da mesma forma que seus amigos e parentes curtem ou compartilham conteúdos que você publica em seu perfil.

> Clique aqui e crie sua página

 

Promova sua página

 

Depois de criar sua página será o momento de promovê-la. Para isso, basta clicar na opção “promover”, localizada no lado direito da página.

Como Anunciar no Facebook

 

Crie sua campanha

 

Aqui você irá aprender realmente como anunciar no Facebook. Depois de criar sua página é promovê-la o passo seguinte envolverá a criação da campanha.

Feito isso, é hora de escolher quais os objetivos da campanha (ou seja, o que você deseja alcançar com a publicação do anúncio). As opções dadas pelo Facebook são muitas, indo desde impulsionar as publicações até aumentar as conversões para seu site. Aqui é o momento em que você precisa estar seguro do que deseja para que o anúncio criado surta o efeito desejado.

 

Escolha seu público

 

Um passo importante no momento de anunciar no Facebook é definir o público que deseja alcançar com a campanha que criou há pouco. A rede social oferece a opção de que você direcione seu anúncio para um público específico (alcança em média 100 mil pessoas) ou um espectro amplo de internautas (mais de um milhão de pessoas verão seu anúncio).

E qual delas é melhor? Embora, em um primeiro olhar, mais desatento, escolher um público amplo possa parecer melhor, dado o grande número de atingidos, direcionar sua campanha para um número menor de internautas pode trazer resultados mais assertivos na hora de anunciar no Facebook.

Não acredita? Vamos explicar por que. Ao filtrar o número de impactados por seu anúncio, você conseguirá criar uma estratégia que se encaixe melhor às preferências de seu público. Conhecer as afinidades e desejos destas pessoas, aliás, é muito mais simples.

 

Defina o orçamento

 

O orçamento é outro ponto que confunde muitas pessoas na hora de anunciar no Facebook. Afinal, quanto posso gastar? Qual o valor mais recomendado? Em geral, os anúncios na rede social não custam caro (cerca de um dólar por dia).

Para surtir um bom efeito, em geral a recomendação é de que os administradores dos perfis invistam, em média, vinte reais ao dia, sempre sentindo a recepção do público à campanha. Nesse momento é fundamental que você acompanhe as métricas, para avaliar se o dinheiro empregado está valendo a pena ou está apenas sendo gasto erroneamente.

 

Capriche no visual

 

Na hora de anunciar no Facebook é importante investir em uma propaganda atrativa, com muitas imagens, vídeos, links e tudo o mais que possa contribuir para fazer com que seu anúncio se destaque da concorrência.

Nesse momento é importante também escolher o texto que ilustrará a campanha com cuidado, garantindo que ele não apenas é chamativo o suficiente para despertar a atenção dos internautas, como também traduz o espírito de sua empresa.

Outro cuidado importante no momento da montagem da campanha é pedir dados de contato aos fãs de sua página, para que você possa manter contato com seu público, conseguindo ainda mais resultados positivos.

 

Anunciar ou impulsionar a campanha?

 

Outra dúvida muito comum de quem cria campanhas no Facebook é se o momento é de anunciar gratuitamente ou impulsionar a campanha, investindo recursos maiores.

Antes de mais nada, é importante que o administrador da página compreenda a diferença entre os dois termos. Ao anunciar, você criará uma campanha do zero, que deverá atender os objetivos de quem a desenvolve.

O impulsionamento é aplicado em campanhas já existentes, e tem como função básica elevar o número de pessoas que terão acesso a seu anúncio. Ou seja, primeiro você precisa anunciar no Facebook, passando por todo o processo que destrinchamos acima, e só depois será possível impulsionar.

Embora a tentação do impulsionamento seja grande, é importante ter em mente que você gastará mais, já que o Facebook cobrará pelo serviço à parte. Por isso, antes de gastar esse dinheiro, avalie seus resultados. É realmente necessário impulsionar o anúncio? Por quanto tempo? Só depois de responder essas perguntas é que você tomará uma decisão adequada.

 

Agora você já sabe como anunciar no Facebook? Deixe sua dúvida nos comentários e conte com minha ajuda.

 

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